Avenida Paulista, 726 - 17º Andar - Bela Vista - Sao Paulo - SP - 01310-100
Seg. à Sex. 9:00h às 12:00h / 13:00h às 17:00h

(11) 3192-3847

(11)965706678

Avenida Paulista, 726 - 17º Andar - Bela Vista - Sao Paulo - SP - 01310-100

Notícias

Visão quantimentalista: nada contra CEOs, mas prefiro conversar com os dados

Visão quantimentalista: nada contra CEOs, mas prefiro conversar com os dados

Aqui no Stock Pickers você já ouviu falar sobre fundos fundamentalistas (que analisam as empresas com foco em seus fundamentos financeiros, contábeis e de negócio) e quantitativo, que tomam decisões olhando muito mais para dados e estatísticas. 

Nas edições desta semana do Coffee & Stocks, um outro termo surgiu algumas vezes: quantimentalista, que, obviamente, é a junção dos termos quantitatitvo e fundamentalista. O americano-brasileiro James Gulbrandsen, da NCH Capital, é um dos pioneiros do quantimentalismo no país e explicou o que esse termo significa no seu fundo long only, o Maracanã.

“O sistema quant é baseado no ciclo de lucratividade de cada empresa. As 15 a 18 empresas que entram são as que os nossos sistemas apontam estar no melhor ciclo de lucratividade”, disse.

Quando Gulbrandsen diz “sistema quant” ele está falando sobre os dados e a análise deles. Em outras palavras, os dados revelam como estão os fundamentos das empresas e se ela está em um ciclo positivo de lucratividade ou não. Só aí vem o investimento. 

Ao contrário de muitos gestores que você já viu por aqui, Gulbrandsen não é um adepto das visitas e conversas com CEOs, CFOs, e diretorias das empresas de investe: “faz uns quatro anos que eu não falo com um gestor”, diz.

“Não tenho nada contra CEOs, mas conversas de gestores [das empresas] têm sempre vieses”, afirma. “Eu acredito nos dados e nos fundamentos. Não é que eu desconfie dos CEOs, mas eu nunca conheci um que não me falasse que o ano que vem vai ser pior que esse ano. Acreditamos que os dados e os números indicam muito mais a tendência fundamentalista de uma empresa que o papo de um gestor de empresa”, completa.

Carteira 

As maiores posições do fundo hoje são AES Tietê, B3, Weg, BB Seguridade, EZTec, M. Dias Branco, Raia Drogasil, CCR, Copasa, Multiplan e Banco Pan. Com rentabilidade de +9,04% em 2020, contra cerca de -19,05% do Ibovespa, Gulbrandsen também explicou como e porque o Maracanã conseguiu se esquivar da crise do coronavírus na Bolsa. Para entender, é só assistir abaixo:

https://www.infomoney.com.br/stock-pickers/visao-quantimentalista-nada-contra-ceos-mas-prefiro-conversar-com-os-dados/

 
« Voltar